Trufas de Figo e Cacau



As minhas últimas leituras de culinária têm sido bastante boas e portuguesas. Boas no sentido de serem livros com qualidade, que me fazem ter vontade de os recriar na cozinha, que têm receitas maravilhosas acompanhadas de fotografias de dar água na boca, e são livros portugueses. De pessoas que admiro e com as quais aprendo sempre algo novo, que me surpreendem pela positiva.
Não escondo que adoro livros de culinária, tenho duas estantes cheias deles, e outros tantos espalhados em vários cantos da casa. Acompanham-me na cozinha, na leitura de cabeceira, e até os levo comigo em viagens e férias. 

O livro de onde vem esta receita já andou em muitos lugares. Já esteve na cozinha, na sala, no quarto, na mala, no carro, na praia, na piscina e rumou comigo ao Alentejo nas férias. 
É um livro de doces mais saudáveis, para comer sem culpa e com todo o sabor. Da Sara do blog Nem Acredito que é Saudável. 
Sinto um enorme carinho pela Sara, apesar de não a conhecer pessoalmente. Gosto imenso da energia que ela transmite. Já aprendi tanto com ela e com as receitas dela.

Esta é sem dúvida uma das minhas receitas preferidas do livro "Nem Acredito que é Saudável" e que já repeti algumas vezes. Umas trufas de figo e cacau, que se fazem num instante (só precisamos de um processador de alimentos para triturar tudo), e são super deliciosas de comer, ou seja desaparecem num instante!
São perfeitas para levar para a clínica, e naqueles dias mais complicados e cheios de cirurgias, em que mal tenho tempo de parar, como uma destas trufas e fico cheia de energia!
É que são mesmo boas. Palavra de gulosa.





Trufas de Figo e Cacau
(do livro 'Nem Acredito que é Saudável' de Sara Oliveira)

para 12-15 trufas

80 gr de amêndoas 
160 gr de figos secos
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de mel

cacau em pó q.b. para enrolar


Preparação

Colocar as amêndoas num processador de alimentos e triturar.
Juntar os figos cortados em pedaços e o mel e voltar a triturar até obter uma pasta (poderá ser necessário adicionar umas gotas de água).
Acrescentar o cacau e o sal e voltar a triturar durante dois minutos.
Com a pasta obtida, moldar bolinhas pequenas com as mãos, passar por cacau em pó e levar ao frio, guardadas numa caixa.

Bom Apetite!



46 comentários:

  1. Já ouvi falar desse livro. Estes exemplares estão fantáticos, eu adoro estes sabores :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. O livro da Sara é lindo e ela é tão querida quanto transmite pelo blog! Ando de olho nessas trufas desde que vi a receita no livro mas até tenho evitado fazer porque acho que não vão durar muitas horas ihih
    E eu sou como tu, leio livros de culinária como se fossem romances e levo sempre um de férias e até mesmo no comboio a caminho do trabalho :P

    Beijinho***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia, duram mesmo poucas horas hehe. Mas valem a pena o risco! :)
      Fiquei com pena de não ir ver a Sara à feira do livro, mas sei que teve muitas fãs simpáticas no público!
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Não sou muito fã de figos, mas sinceramente deixou-me com água na boca! Sou capaz de fazer para tirar esta vontade de comer isso!

    limaomaisuva.blogspot.com
    (Limão + Uva)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eduardo, se gostas de chocolate acho que podes dar-lhes uma oportunidade! São mesmo boas.

      Eliminar
  4. Não sou muito fã de figos, mas sinceramente deixou-me com água na boca! Sou capaz de fazer para tirar esta vontade de comer isso!

    limaomaisuva.blogspot.com
    (Limão + Uva)

    ResponderEliminar
  5. Devem ser tão boas. Adoro receitas assim.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São muito boas! Tenho um resto de figos secos em casa e já sei onde os vou usar de novo :) beijinho.

      Eliminar
  6. Adoro trufas e essas com figos devem ser divinas.
    Ficaram tão lindas

    ResponderEliminar
  7. Hello, minha linda Inês!
    Uau...que lindas! Belas trufas e o melhor que podemos comer
    sem culpas, receita saudável!

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andréa, sim são deliciosas, uma receita que vai ficar sempre guardada e ser feita muitas vezes.
      Um beijinho.

      Eliminar
  8. Querida Inês, vi agora as trufas e confesso: emocionei-me!
    Fico tão orgulhosa de ver estas trufas tão modestas fotografadas por ti de uma forma tão maravilhosa !
    Fico tão contente que tenhas gostado do livro, nem imaginas!
    Obrigado pelo carinho, não nos conhecemos, mas há uma empatia que me aquece o coração :)
    Um abraço
    Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu és uma querida Sara :) sinto essa empatia.
      Adoro o livro, andou comigo o verão inteiro e nas férias a passear. Obrigada eu, pela simpatia e por me ensinares tanto.
      Um beijinho.

      Eliminar
  9. eu conheci a sara e posso garantir-te que é um doce de pessoa... quase tão doce como estas deliciosas e saudáveis trufas! beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É capaz de ser ainda mais doce que estas trufas hehe.
      Ando a pensar na granola de lentilhas!

      Eliminar
  10. Umas trufas simplesmente fantásticas. Devem ser tão boas. Mesmo. Têm um aspecto divino.
    Beijinho!!

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  11. Olá Inês,
    Já folheei o livro da Sara e achei-o top! Ainda não o comprei mas está na minha lista.
    As trufas (e as fotos) estão de fazer crescer água na boca!
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa,
      está tão lindo o livro da Sara! Mal posso esperar para ver o teu, imagino-o bem doce!
      Obrigada e um beijinho.

      Eliminar
  12. Nossa, cheguei a salivar vendo esse post. Que fotos lindas!!! Amo chocolate amargo e essa combinação com figo parece ter ficado perfeita. Lindo post! Beijos, Priscila http://www.receitaesperta.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A combinação fica muito boa Priscila, e se és fã de chocolate ou cacau, vais adorar!
      Obrigada, beijinho.

      Eliminar
  13. Sweetie, a simplicidade da receita, a beleza dessas bolinhas e das fotos deixaram-me rendida. Não gosto de figos frescos mas gosto de figos secos com amêndoas, tenho a certeza essas trufas que são maravilhosas.
    Bjinho ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És a segunda pessoa que conheço a não gostar de figos frescos. Aí no Algarve tens tanta coisa boa com figos secos e amêndoa!! :)
      São deliciosas sim sweetie, um beijinho.

      Eliminar
  14. Inês linda,

    sabes que adoro esse livro? Só coisas boas, gulosas e claro com a possibilidade de podermos comer sem grandes culpa,é tão bom quando existe pessoas como a Sara que fazem livros lindos e felizmente agora começa haver bastantes mais em português.
    Já sabes que adoro essas bolas fantásticas e tão simples de fazer, só energia aí presente, pois desconfio que aqui iam todas nem para lanche davam :)
    As fotos são sempre um suspiro.

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro da Sara é mesmo bom não é Sandra?
      É tão bom ver este tipo de livros, bem escritos e com receitas tão boas, escritos cá, por pessoas que admiramos e gostamos.
      Se o teu irmão estivesse pertinho, de certeza que nem para o lanche davam hehe, manda-lhe um beijinho!
      Beijinhos doces (já a pensar nos ovos moles e nos chocolates do natal, estraguei o saudável todo agora ahahaaha).

      Eliminar
  15. Olá Inês,
    Adoro figos! Principalmente frescos, mas também gosto muito da doçura exagerada dos figos secos. Estas trufas fazem-se num instante e são perfeitas para mim, que tenho pouca paciência para coisas muito complicadas. Obrigada pela partilha.
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula,
      adoro figos! ainda estamos a conseguir apanhar alguns na nossa figueira, são tão doces.
      Estas são mesmo simples, nada de complicações!
      Um beijinho.

      Eliminar
  16. Ficaram tão bonitas minha querida :)
    É tão bom levar coisinhas boas para o trabalho, ainda mais sendo saudáveis, rápidas e para comer sem culpas!
    As fotografias estão perfeitas :)
    É tão bom quando os livros andam em todas as divisões! É sinal de que são de facto bons :)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, eu tenho livros pela casa fora, acho que não cabem mesmo numa só divisão lol.
      As trufas são mesmo boas, estou a adorar o livro da Sara.
      Um grande beijinho.

      Eliminar
  17. Eu não sou a maior fã de livros de culinária, acho que já disse, mas ando de olho nesse do blog 'Nem Acredito Que é Saudável'! É sempre diferente quando o livro é escrito por alguém cujo trabalho acompanhamos através de um blog. E ainda por cima as receitas desse são saudáveis e práticas, é tudo o que uma pessoa quer num livro! :D
    As trufas são mesmo gulosas, devem ser uma delícia! Essas fotos ficaram maravilhosas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Avelã, eu não consigo viver sem livros de culinária, desde aqueles que são quase bíblias a todos os que me ensinam algo novo. Aprendo imenso.
      Recomendo muito este!

      Eliminar
  18. O aspeto diz tudo, e os ingredientes combinam na perfeição, parabéns, o blogue tem tantas delicias!!

    ResponderEliminar
  19. Tb tenho esse livro e tb o acho maravilhoso!

    ResponderEliminar
  20. Querida Inês, é impressionante a forma como tu transformas umas trufas tão simples numa pequena obra de arte. Ficaram lindas assim como são lindas as imagens que as ilustram. Um dia ainda vou ver as tuas imagens emolduradas numa exposição digna... Ai, espera! Isso já aconteceu... Eeheh. Brincadeira à parte, sabes que estão lindas e que eu adoro o teu trabalho. Continua assim a surpreender-nos com sugestões maravilhosas de fazer crescer água na boca. Não tenho o livro da Sara, mas vou querer experimentar estas trufas lindas. :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas trufas são arte são, para o nosso paladar :) adoro como quando digo que são de figo o pessoal torce o nariz, mas depois prova e adora :)
      Que engraçado falares na exposição das fotos, depois conto o porquê.
      Olha que ias gostar do livro da Sara, recomendo!
      Um beijinho mister gula.

      Eliminar
  21. Conheço o blog muito bem, mas não tenho o livro. A ver por estas trufas magníficas e por outras receitas do livro que já vi aí pela blogosfera, só posso concluir que seja um livro fabuloso e cheio de delícias.
    Ficaram lindas e comia já um bom punhado delas. Sim, porque sou moça de alimento e uma ou duas não seriam suficientes, lol.
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lia, ias gostar muito do livro da Sara. Um livro honesto e despretensioso, feito por uma menina que inspira e com quem já aprendi tanto.
      Adoro estas trufas, são mesmo boas para saciar moças de alimento! lol
      Um beijinho.

      Eliminar